quinta-feira, 29 de outubro de 2009

Meio ambiente: Unoesc mais consciente

Uso das garrafas squeeze ao invés dos copos plásticos já se consolidou entre os acadêmicos



Há pouco mais de um ano, os campi da Universidade do Oeste de Santa Catarina (Unoesc), adotaram as garrafas squeeze, substituindo o uso de copos descartáveis que, somente em 2007, somaram 750 mil, ou seja, cerca de 190 copos por aluno/ano nas unidades de São Miguel do Oeste, Maravilha, Pinhalzinho, Mondaí, São José do Cedro e Cunha Porã.


O principal objetivo da Universidade com essa campanha foi diminuir a produção de lixo e contribuir para a preservação ambiental, tendo em vista que a decomposição de cada copo na natureza demora sete gerações. Os plásticos foram retirados bebedouros e ficaram disponíveis apenas em locais como os pavilhões que recebem a comunidade para os projetos filantrópicos e nas proximidades do auditório.


Resta saber dos acadêmicos se, após esses meses, levar as squeezes para a faculdade virou hábito ou a ‘onda não pegou’.


De acordo com a estudante de Educação Física, Cheila Aline Göelzer, os copos não deveriam ter sido eliminados totalmente. “Pelo lado ambiental foi bom, pois eram gastos muitos copos por dia, mas seria mais fácil se tivessem em alguns bebedouros pelo menos, até porque temos visitantes na Unoesc”.


Silvana Schmitt, do curso de Enfermagem, ressalta a importância dessa campanha: “É um método muito bom, porque para cada gole de água que se tomava era gasto um copo, sem necessidade, e agora se evita esse desperdício e contribui para o ambiente”.


Assim como os outros materiais plásticos, os copos são formados por cadeias de moléculas inquebráveis e não são biodegradáveis, sendo poluentes da água e do solo. Nos oceanos, segundo a Organização das Nações Unidas (ONU), a substância é responsável por 70% da poluição por resíduos sólidos.

Saiba mais:

http://filhosdapautasmo.blogspot.com/2008/08/universidade-implanta-garrafas-squeezes.html

http://www.plasticomoderno.com.br/revista/pm308/poluicao.htm

Por Angela Batisti

Obs.: boa escolha de tema. Destaquei algumas palavras, parece-me que está faltando "algo" entre elas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário