quinta-feira, 1 de outubro de 2009

Danças promovem integração e cultura

Prefeitura Municipal de Tunápolis incentiva a prática de exercícios físicos entre crianças e adolescentes através da dança


O grupo de danças de Tunápolis é um projeto cultural criado pela Prefeitura e iniciou suas atividades em 2002. O grupo apresenta estudos coreográficos de diversos estilos musicais como danças contemporâneas, samba, axé, clássico, entre outros. É composto por bailarinas entre três à 16 anos e, a cada ano, novas dançarinas entram no grupo, porém, muitas desistem.
Mariel Spies, professora de Educação Física e pós-graduada em Educação Física Escolar, coordena o grupo há três anos. As bailarinas são divididas em sete grupos e as aulas são ministradas nas segundas e terças-feiras na Casa da Cultura. As dançarinas se apresentam em aberturas de festivais, festas e encontros que ocorrem no município.
“É preciso ter muita paciência e disciplina, ainda mais quando se trabalha com o grupo de três a seis anos que aprendem com menos facilidade do que as maiores, mas é muito gratificante ver o resultado quando conseguem dar os primeiros passos de uma coreografia”, destaca Mariel.
Segundo Spies, as aulas tem por objetivo o lazer e incentivar as crianças a praticarem exercícios físicos por meio da dança. Os movimentos artísticos, corporais e as metodologias usadas são criadas pela própria professora. Alem das aulas de dança, Mariel trabalha como professora de patinação e coordenadora pedagógica do Projeto 2º Tempo, também pela Prefeitura. Nas horas de folga, trabalha com aulas de ginástica localizada e step, um segmento da ginástica aeróbica com mulheres acima de 20 anos.
“Eu me sinto feliz quando danço, porque é muito divertido. A Mari ensina todos os passos muitas vezes, é fácil aprender”, destaca a aluna Diulia Freiberger, de nove anos.

Conheça as escolas de dança em Santa Catarina através do link: http://www.belasantacatarina.com.br/Academias-de-danca-Florianopolis/52-16-0.html

Conheça os benefícios da atividade na adolescência através do link:http://www1.folha.uol.com.br/folha/equilibrio/noticias/ult263u401554.shtml

Por Susane Freiberger

Nenhum comentário:

Postar um comentário