quinta-feira, 1 de outubro de 2009

Intercâmbio no Chile

Acadêmicos dos cursos de Administração, Design Gráfico, Pedagogia, Psicologia, Serviço Social, Publicidade e Propaganda e Jornalismo do campus da UNOESC de São Miguel, podem estudar um ou dois semestres no Chile através de intercâmbio.
O programa de mobilidade acadêmica com a Universidade do Pacífico-UPA, de Santiago do do Chile, segundo a UNOESC tem como objetivo principal proporcionar aos acadêmicos o aprimoramento da formação profissional e humana, com a imersão numa experiência de internacionalização.
A possibilidade de estudar no Chile através de intercâmbio com a universidade UPA, facilita a chegada e permanência do aluno, pois o visto para estrangeiros é de três meses e se o mesmo entrar no país como aluno pode ficar até um ano. Mais informações em relação ao visto podem ser obtidas com o consulado do Chile em Porto Alegre, com Eliane pelos telefones: (51) 96789976 ou (51) 33463970, no horário das 09 às 14h de segunda a sexta-feira. O curso de Jornalismo ou de Periodismo da Universidade do Pacifico tem duração de quatro anos e meio, e o acadêmico pode especializar-se em jornalismo escrito/online, jornalismo audiovisual e digital, rádio e tv. Segundo a coordenadora do curso de jornalismo da Unoesc de São Miguel do Oeste Leoní Serpa, a coordenação está apoiando e incentivando o intercâmbio dos acadêmicos de jornalismo interessados. de acordo com ela "até o momento muitos acadêmicos se mostraram interessados mas não houve nenhum intercâmbio efetivado". Mais informações e procedimentos iniciais podem ser visualizados na página da Unoesc do endereçohttp://www.unoescjba.edu.br/ ou nas secretárias acadêmicas dos cursos aptos ao intercambio. As despesas com passagens, estadia, alimentação e com seguro de saúde internacional ficam inteiramente por conta do aluno. Em contra partida durante o período de intercâmbio o aluno fica isento do pagamento de mensalidades com a Unoesc, apenas paga a matrícula, que é uma espécie de vinculo com a Universidade. Já na UPA, os cursos são gratuitos para os alunos em intercâmbio , apenas o de língua espanhola deve ser pago e esse fica a critério do aluno. A instituição chilena conta com infraestrutura de apoio e acompanhamento aos alunos estrangeiros, para mais informações em relação ao assunto, é possível ainda contatar com a coordenadora do do curso de Jornalismo de lá, Jasmím Selman Soto no e-mail jselman@upacifico.cl.

Requisitos necessários:

Estar regularmente matriculado.
Ter integralizado ao menos 40% do curso.
Apresentar rendimento acadêmico de no mínimo 7 (sete) em seu histórico escolar.
Comprovar domínio da língua espanhola em prova específica realizada na UNOESC.
Ter plano de atividades acadêmicas a ser cumprido na Universidade do Pacífico devidamente aprovado pelo colegiado do curso de origem.
Após esta primeira etapa o acadêmico deverá preencher e encaminhar a Universidade do Pacífico o Formulário de Postulación. Ver mais detalhes em http://www.upacifico.cl/index.php?rrii&act=formulário


Chile significa no idioma dos indios-aymará “donde termina el mundo”, isto é, onde termina o mundo. Com aproximadamente 15.300.000 habitantes, dos quais 5.800.000 vivem na capital de Santiago do Chile, a oeste tem o Oceano Pacífico que banha toda a costa Chilena a Leste a Cordilheira dos Andes, ao Norte o deserto de Atacama, o mais árido do mundo. Ao Sul tem as belezas da Patagônia com selvas, logos, rios geleiras glaciais e águas termais.


Por Silvéria Zanchi

Nenhum comentário:

Postar um comentário