quinta-feira, 29 de outubro de 2009

Mulheres criam a primeira cooperativa do município


Foi criada oficialmente, em agosto deste ano, a primeira cooperativa belmontense, denominada “Ateliê da Mulher”. O grupo, formado por cerca de 20 agricultores e diaristas, reúne-se de segunda a sexta no Centro Social de Belmonte para a confecção manual de cobertas de lã de ovelha, mantas, cachecóis, blusas e chinelos bordados, produtos que geram renda e a inclusão social das integrantes. Toda matéria-prima utilizada na produção é doada pelos produtores rurais do município.

Desde 2005, o projeto já era desenvolvido com apoio do Senac e da administração Municipal, mas só agora a cooperativa tornou-se formal, podendo expor e comercializar seus produtos para todo país. Segundo a assistente social Thaíse Bortoluzzi, um dos objetivos é fazer com que as mulheres tenham uma profissão e se tornem mais independentes de programas como o Bolsa Família. “Formar o grupo foi um desafio, principalmente por essas mulheres não terem um nível de escolaridade maior, virem de uma realidade diferente e não estarem habituadas a trabalhar”, destaca.

De acordo com a artesã Beatriz de Melo, primeira integrante do grupo, foram muitas as dificuldades enfrentadas desde o inicio, pois o trabalho não era remunerada. “Antes, trabalhávamos na roça. Hoje, sinto-me importante por ser elogiada a cada novo trabalho. É gratificante e a renda familiar aumentou”, enfatiza.

Cristiane Amaral, 18 anos, que é a mais jovem integrante diz que “ por meio da cooperativa surgem muitas oportunidades para a realização dos sonhos de cada integrante”.Ela comenta ainda que no mês de outubro o “Ateliê da Mulher” estará expondo seus produtos em Florianópolis. “ É um sonho realizado”, finaliza.


http://www.ocesc.org.br/institucional/a_ocesc.php
Por Simone Gawski
Obs.: Simone, o tema está muito interessante. Veja as palavras que destaquei em itálico devido à concordância de gênero.

Nenhum comentário:

Postar um comentário