quinta-feira, 1 de outubro de 2009

Moradores reclamam do excesso de furtos em São Miguel

O número de menores envolvidos em furtos é cada vez mais frequente em São Miguel do Oeste. Os meliantes, agem geralmente em grupos mesmo à luz do dia e sem se intimidar com a presença dos proprietários nas residências. O problema é um agravante, pois pelo fato de serem menores, eles, mesmo quando capturados, informam a polícia que não podem ser presos e em alguns dias ou mesmo em algumas horas são liberados e retornam as ruas novamente.

De acordo com Cerilo Michel, morador do Bairro Agostini, a situação está se tornando insustentável, pois somente no mês de setembro, sua casa foi invadida quatro vezes. “ É preciso que os setores competentes tomem uma medida urgente, pois do contrario, faremos justiça com as próprias mãos” salienta.

Embora a situação acabe gerando revolta na população, o mais indicado é que os casos sejam informados a Polícia Militar e ao Conselho Tutelar para serem tomadas as medidas cabíveis. É o que ressalta a presidente do Conselho Tutelar de São Miguel do Oeste, Irma Luts Wagner. Segundo ela, estes incidentes não constam no relatório de ocorrências da entidade e reitera a posição do conselho, diante destas situações. “A partir do momento em que o menor é flagrado e detido, o conselho tutelar se responsabiliza em entrega-lo aos pais ou responsáveis, e se o mesmo for reincidente, é encaminhado para um centro de recuperação de menores licenciado", comenta.

Versão da Policia Militar

Segundo o Capitão Franzem, chefe de Comunicação Social do 11º Batalhão de Polícia Militar de São Miguel do Oeste, uma vez que ocorrências desta natureza, começam a ser corriqueiras em determinadas regiões, estas são mapeadas e a PM começa a efetuar um policiamento mais ostensivo nos locais mais críticos. “A população pode ficar tranquila, pois a polícia já esta tomando as medidas cabíveis para que esses autores sejam identificados e retirados das ruas”, afirma.

Uma das medidas mais eficazes no combate a esses delitos é o Proerd – Programa Educacional de Resistência às drogas e à Violência, implantado nas escolas. Este programa, de caráter educativo e preventivo, é implantado nas escolas de ensino público e privado numa parceria de cooperação entre a polícia militar, a família dos menores e a escola, com o intuito de desenvolver as potencialidades dos alunos frequentadores das aulas, repassando principalmente noções práticas de cidadania.


Link:
http://www.pm.sc.gov.br/website/redir.php?site=40&act=1&id=2

Por Marciano Diego Antunes
Obs.: Sugiro que troque meliantes por outro termo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário