Em tempos de pressa e globalização, as pessoas estão com a cabeça cheia, esquecendo de assuntos importantes e lembrando dos desnecessários. Esquecem onde guardaram a chave do carro. Conhecem uma pessoa e logo não lembram o nome dela. Estão no meio de uma explicação e se esquecem sobre o que estavam falando. Mas a medicina deu novos passos para descobrir por quê isso acontecem com o seres humanos.
Um estudo revolucionário de cientistas ingleses revela que quando a pessoa se lembra de algo, ela pode enfraquecer outras memórias armazenadas no cérebro. Esse enfraquecimento acontece porque se lembrar de uma coisa é como reaprendê-la. Mas esse processo não distingue as recordações úteis das inúteis. Quando aprendemos o refrão de uma música, podemos esquecer um número de telefone importante. Esse estudo vai contra ao que sempre se pensou sobre memória, pois se acreditava que lembrar de uma coisa ajuda a recordar outras.
Para Freud, o pai da psicanálise, a mente tem um depósito onde guarda suas matérias e pensamentos reprimidos, chamado de inconsciente. E isso foi confirmado com estudos feitos pelo cientista Hagar Gelbard-Sagiv, que concluiu que todas as nossas memórias passam pelo inconsciente antes de chegar à consciência. As pessoas não precisam lembrar, conscientemente, de que tudo que sabem, para concluir outra coisa. Pois as informações ficam guardadas no inconsciente e só aparecem quando é necessário.
Antes de gravar uma informação, o cérebro seleciona o tipo de memória mais adequada, e estas, são divididas em cinco categorias. A primeira é a Semântica , a memória do conhecimento, que guarda as palavras e o sentido das coisas. A segunda é a Processual, é como quando se aprende a andar de bicicleta e nunca mais se esquece. Em terceiro lugar está a Episódica, que contêm os acontecimentos da vida de cada indivíduo, sejam eles marcantes ou não. Em quarto está a memória Visual, que serve para registrar rostos e marcar lugares onde as pessoas já estiveram. E por última, está a Topocinética, que grava os movimentos e registra a posição do corpo no espaço.
Esquecer é normal , acontece com todos, mas isso não é o fim do mundo. Pois recordar-se de tudo pode ter efeitos psicológicos graves. Já pensou se você lembrasse de todos os erros que cometeu durante a vida? Se tudo ficasse na cabeça para todo sempre, ela viraria um depósito de entulhos.
Por Thaís Jaline Sippert Costa
Obs.: atenção aos sinais de pontuação. Destaquei duas palavras em negrito para você dar uma olhada.
Nenhum comentário:
Postar um comentário