A Biblioteca Municipal José de Alencar, de São Miguel do Oeste, fundada em agosto de 1960,
possui aproximadamente 25 mil livros, além de computadores conectados à internet. Segundo
Esaura Bacin, professora pedagoga, a biblioteca conta com sala de estudos, depósito para diários oficiais e documentos mais antigos e, ainda, acesso à internet, exclusivo para pesquisas, recebendo alunos de todo o município. “Somente em agosto foram 5.081 atendimentos, entre empréstimos de livros e acesso à internet”, revela.
Um projeto de informatização da biblioteca está sendo estudado com acadêmicos do Curso de Sistemas de Informação da Unoesc. No local, deverá ser instalado um software, onde os cadastros e controle de livros serão feitos por meio do computador, como ocorre na biblioteca da Unoesc.
Para Mirian Taube e Aline Hanauer, a biblioteca é patrimônio público. “É um incentivo à cultura e à leitura, além de a internet ser bem acessível, principalmente para quem mora no interior e não tem acesso a ela”, enfatizam as estudantes.
Esaura destaca o cuidado em manusear os livros. “Fizemos o possível para cuidar dos livros, e sempre pedimos para que cada um seja responsável, só assim podemos fazer da biblioteca um ambiente saudável e harmonioso”, finaliza.
Acesse:
Por Thais Gasperin
Nenhum comentário:
Postar um comentário