quinta-feira, 29 de outubro de 2009

Escolas de SMO obtém média 5 no Ideb

No ano de 2007, o Ministério da Educação criou o Ideb, Índice de Desenvolvimento da Educação Básica, para facilitar o entendimento da população sobre a qualidade da educação. A partir daí, escolas municipais, estaduais e federais devem atingir metas. A média registrada em São Miguel do Oeste na ultima pesquisa feita foi cinco. A média nacional é de 4,2. Em países de 1º mundo a média é 6, sendo que a escala vai de zero a dez. Em SMO 3.033 crianças são atendidas pela rede municipal de ensino, que vai desde as creches até o 9º ano, criado recentemente.

Planejamento, cursos, encontro da família na escola, atividades extra-curriculares entre outros, segundo a Diretora de Ensino da Secretaria de Educação de SMO, Sandra Bataglin Dalla Costa, são algumas formas de fazer com que pais e mães participem da formação dos alunos. Assim como os conselhos de classe, que antes eram realizados em horário de aula, e agora são atividades extra-classe, para que a Associação de Pais e Professores possam discutir prioridades, por exemplo. De acordo com a diretora a pior situação encontrada no município está em uma escola do bairro Salete. Telhado furado, piso de madeira. Mas há algo que contrasta. Segundo Sandra, nesta mesma escola foram instalados climatizadores de ar, que não seriam necessários. “Não que eles não mereçam, mas no caso, não é prioridade, mas a câmara de vereadores aprovou”, informa.

Em escolas do interior, existem alguns projetos adequados a realidade do meio rural. Os alunos produzem hortaliças, saladas e temperos, em uma estufa, que depois são utilizados nas refeições da própria escola. Além disso, as escolas contam com uma nutricionista que faz tabelas com refeições balanceadas, cinco vezes por dia.

Por Márcio Bona


Obs.: Márcio o tema foi uma boa escolha, porém o fim dele está confuso: a nutricionista faz as refeições cinco vezes ao dia, a tabela? Talvez algo do gênero "Além disso, as escolas contam com uma nutricionista que elabora tabelas com refeições balanceadas, servidas para as crianças cinco vezes por dia".....

Nenhum comentário:

Postar um comentário