quinta-feira, 1 de outubro de 2009

Futura Unidade Prisional Avançada em Maravilha

Começa a ser discutida em Maravilha a UPA (Unidade Prisional Avançada), devido ao problema de superlotação que existe na Cadeia Pública. Vários comentários vem sendo feitos referentes a UPA, muitas pessoas estão se manifestando contra a instalação da UPA no município.
Segundo Jairo Moacir Berger, Chefe de Gabinete da Prefeitura de Maravilha a “UPA vai trazer benefícios para o município em termo de segurança pois aumenta o efetivo policial tanto civil quanto militar.” segundo ele, com a instalação da UPA deverão ser contratados mais policiais para atuarem no local.
“A UPA que é padrão do Estado de Santa Catarina traz uma grande segurança pois o seu projeto de engenharia não permite fugas dos presos”, segundo Milton Teodoro, presidente da Conseg. No dia 25 de setembro de 2009 onze representantes de instituições do município de Maravilha foram visitar a UPA de Campos Novos que foi inaugurada três meses.
Berger salienta que a UPA tem capacidade de 72 lugares, abrigando apenas presos da Comarca, que no caso de Maravilha, abrigaria presos dos municípios vizinhos, isto é, Tigrinhos, Iraceminha, Flor do Sertão e São Miguel da Boa Vista.
Na UPA em Campos Novos são abrigadas oito pessoas por cela, num total de 62 presos, segundo Teodoro. Conforme Berger com a instalação da UPA em Maravilha com certeza diminuíra a criminalidade no município, sseguindo a tendência de Campos Novos "pois os ladrões tem medo de ir para UPA por que os policiais são extremamente rígidos", salienta.
Berger comenta que a UPA em Campos Novos é um lugar limpo, e que não é autorizado colar pôsteres nas paredes nem riscá-las. Os presos não podem assistir televisão, nem ouvir rádio e nem jogar carta, só serão liberados a fazer isto devido seus comportamentos durante alguns meses.
Teodoro comenta que são 16 agentes prisionais e mais dois policiais militares por turno e todos são responsáveis pela vigilância externa da unidade. As celas são revistadas diariamente em busca de objetos que sirvam de armas ou de drogas.

Instalação da UPA

A situação em que se encontra nosso município seria viável a instalação de uma UPA, pois a Cadeia Pública de Maravilha só comporta 12 presos e normalmente tem acima 20 presos, já chegou a ter 30. (Vc está dando uma opinião, teria que transformar esse perágrafo para que ele informasse e não ficasse opinativo). Como não pode ser ampliada a Cadeia devido estar muito próxima ao Rio Iracema, o idela seria a onstrução de outra unidade em outro local.
Para a construção da UPA o município teria que doar uma área e o Estado entraria com a infra-estrutura. A mobilia da UPA também seria por conta do município, mas para isso o município teria que contar com o auxílio da SDR (Secretaria de Desenvolvimento Regional) na compra dos móveis, eletrodomésticos e utensílios.
Berger e Teodoro tinham pensamentos diferentes referente a UPA, Berger era contra a instalação por que pensava que iriam vir presos de outras cidades. Já Teodoro sabia como funciona uma UPA e “dizia que não teria problema de nenhum preso com pecurilosidade viria para Maravilha, por que ela é diferente de Presídio aonde tem presos de todos as cidades e estados.”
Depois da visita na UPA em Campos Novos Berger está pensando de uma forma diferente, acha que é totalmente viável a instalação. Para isso acontecer vai ser realizada uma reunião no dia 06 de outubro de 2009 com todas as entidades que se pronunciaram contra a instalação da UPA, depois dessa reunião será realizada uma audiência pública para esclarecer dúvidas para a população.

Links ralcionados ao tema:
http://www.jusbrasil.com.br/politica/2732984/governo-de-sc-inaugura-unidade-prisional-avancada-em-campos-novos

http://www.ssp.sc.gov.br/

http://www.sjc.sc.gov.br/index.php?option=com_content&task=view&id=87&Itemid=96

Por Franciele Borges

Obs.: postei observações em itálico. Cuidado om a concordância verbal, gênero e grau.

Nenhum comentário:

Postar um comentário