quinta-feira, 28 de agosto de 2008

Novos eleitores estão frustrados

Morgana Capes tem 18 anos e vai votar pela primeira vez. Quando indagada sobre porquê fez o título ela disse: “porque é obrigatório. Se não fosse obrigada, não iria fazer.” Ela afirmou que em sua visão o documento não serve pra nada porque os políticos só valorizam e escutam o eleitor em períodos eleitorais.
No contexto político da atualidade muitos eleitores como a nossa entrevistada estão frustrados e desanimados para participar do próximo pleito que envolverá candidatos a prefeito(a) e a vereador(a).
Para o cientista político Octaviano Nogueira, da Universidade de Brasília isso pode ter uma explicação. “Nós tivemos no último quadriênio uma sucessão dessas crises, como mensalão e outros. Isso realmente desestimula os jovens porque eles passam a depreciar a política, não apreciá-la como ela precisa ser apreciada. Eles estão reagindo à conjuntura do momento que eles estão vivendo”, analisou.
O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) divulgou que o Brasil já tem mais de 127 milhões de eleitores. Só no ano passado foram cadastrados mais de um milhão e quinhentos mil novos votantes. Um dado que surpreende é que somente 1,5% desses têm entre 16 e 17 anos de idade, sendo que para eles o voto é facultativo.
Para conscientizar os eleitores o governo federal está investindo em campanhas que fazem alusão às eleições e à importância do voto para o cidadão.
Clique aqui http://video.globo.com/Videos/Player/Noticias/0,,GIM863300-7823-TSE+LANCA+CAMPANHA+PELO+VOTO+CONSCIENTE+NAS+ELEICOES,00.html

Links relacionados ao tema
http://www.agenciabrasil.gov.br/noticias/2008/01/15/materia.2008-01-15.2405369243/view

http://www.tse.gov.br/internet/index.html

www.tre-sc.gov.br
Ricardo Torres

Nenhum comentário:

Postar um comentário