quinta-feira, 10 de setembro de 2009

Município apresenta vários problemas de infra-estrutura

Na parte baixa da cidade onde reside a população carente de Belmonte, é visível a falta de infra-estrutura, a falta de saneamento básico, a ausência de água potável, as ruas em péssimas condições de tráfego e a falta de iluminação pública. Na maioria dos casos os moradores são pessoas que não possuem escolaridade e atuam como diaristas, que se apossam desses terrenos e vão se aglomerando, aumentando assim o número de problemas. A constatação é do morador Valdir da Cruz, natural de Belmonte, que explica que “as ruas são estreitas e esburacadas, os bueiros para escoamento das águas da chuva estão trancados, o que resulta no alagamento de lama em algumas casas”.
Segundo Valdir, outro fator relevante é a falta de água encanada e potável até as residências. A água é distribuída através de uma caixa da qual cada morador abastece sua casa utilizando de vasilhas e não tendo tratamento algum.“Somos tratados como parte da população “favelada”, por isso não temos a atenção e solução para nossos problemas, fator esse que faz com que muitos esqueçam que fazemos parte do centro da cidade”, esclarece o morador. Segundo Valdomiro da Silva que reside neste local há 2 anos, os moradores enfrentam uma realidade diferente dos municípios vizinhos da região que tem o mesmo número de habitantes. “Toda população da “cidade baixa”, ou da favela, como somos chamados, nos sentimos descriminados pois o restante da cidade está recebendo obras como as ruas calçadas e asfaltadas,” ressalta Valdomiro.
De acordo com o secretário de obras e urbanismo, Lenoir Kosloski, “foi realizado há uma semana a operação tapa buracos nessa região, a administração tem conhecimento da situação, mas a população tem que ter paciência que o projeto é em breve calçar todas as ruas do centro da cidade inclusive da parte “baixa” também”, conclui Kosloski.

Para mais informações a respeito de saneamento básico em SC acesse:
http://www.casan.com.br/index.php?sys=3

Em relação ao município de Belmonte acesse:
http://www.belmonte.sc.gov.br/home/index.php

Simone Gawski

Nenhum comentário:

Postar um comentário