segunda-feira, 14 de setembro de 2009

Instituto Nacional de Pesquisa confirma tornado em Guaraciaba

O Instituto Nacional de Pesquisa, Inpe, e metereologistas de Santa Catarina entraram em consenso nesta quarta-feira sobre o que aconteceu no estado, entre a madrugada de segunda-feira, dia 7 e terça-feira, 8.
Até agora nenhuma imagem mostrou o tornado, mas as marcas deixadas no local, principalmente em Guaraciaba, que registrou quatro mortes, deixam clara a passagem do tornado.
Para a conclusão foram levadas em consideração as imagens da cobertura de ferragens de um ginásio de uma escola, que ficaram retorcidas em movimentos circulares.
Segundo o metereologista da RBS Leandro Puchalski, a forma com que outros objetos ficaram demonstra que realmente foi um tornado. “Árvores que tiveram o tronco cortado, carros que foram virados com a roda pra cima e relato de pessoas que foram arremessadas a algumas distâncias, ou seja, isso são características de um tornado”, informa.
Além de Guaraciaba no oeste do estado, outras 67 cidades foram afetadas de alguma forma, ou tiveram casas destelhadas, danos materiais de leve ou média gravidade.

Para ver outras cidades atingidas, acesse:
http://g1.globo.com/Noticias/Brasil/0,,MUL1300049-5598,00-CONHECA+AS+AREAS+MAIS+ATINGIDAS+POR+TEMPORAIS+NA+REGIAO+SUL.html


Márcio Bona

Obs. editor: poderias ter explicado o que é um tornado e explorado mais fontes em relação ao assunto.

Nenhum comentário:

Postar um comentário