domingo, 13 de setembro de 2009

Gênero narrativo é trabalhado nas aulas de Radiojornalismo II

A ficção no rádio é um dos recursos que levaram à sua popularização entre as décadas de 1930 e 1950 com a transmissão das radionovelas e dos radioteatros. Esse tipo de programação, praticamente extinta nos dias atuais, perdeu espaço com a chegada da televisão. O caráter artístico voltou-se ao comercial e informativo, com a introdução de novos formatos de entretenimento.
A produção de narrativas, com criação de um roteiro e inserção de recursos sonoros, está sendo desenvolvida pelos acadêmicos do 4º período de Jornalismo da Unoesc São Miguel do Oeste, na disciplina de Radiojornalismo II, com o professor Ricardo Pavan. Além de simplesmente contar uma história, os estudantes trabalham a interpretação dos personagens para tornar a história mais real e próxima do espectador.
Músicas, efeitos e ruídos são acrescentados na etapa de edição aos textos e peças teatrais, algumas criadas pelos alunos e outras adaptadas de originais. Essa maleabilidade é característica do rádio, que permite adequar-se a momentos e situações distintas.

Dramaturgia no Rádio: formatos e programas narrativos em áudio - http://www.mnemocine.art.br/index.php?option=com_content&view=article&id=132:dramaturgiaradio&catid=56:radio&Itemid=70
A ficção na rádio moderna - http://netfm.wordpress.com/2005/11/16/a-ficcao-na-radio-moderna-o-panorama-comunicaciona/


Academica: Angela Batisti

Nenhum comentário:

Postar um comentário