terça-feira, 4 de novembro de 2008

Webjornalismo pauta o futuro jornalístico da região

Autores - Alexsandra Somera, Karine Bender, Mariza Kauffmann, Lucian Pichetti. Francieli Vesentin e Marlise Vendruscolo

No Extremo-Oeste Catarinense os veículos de comunicação dedicam um espaço ainda muito tímido para o webjornalismo. Tanto nos impressos como no rádio, o jornalismo on line não é prioridade. Isso não significa que ele não exista, mas precisa de reajustes como a atualização diária das informações no caso dos jornais e fatos além dos noticiários das emissoras de rádio devem constar no site dos meios regionais. É preciso também adaptar a notícia à linguagem de webjornal, tornando-a mais dinâmica.
As mudanças ocasionadas pelo uso da internet na transmissão e difusão de notícias, mesmo usado, não foi assimilado totalmente na comunicação on line na região. Um exemplo disso, é o Jornal Imagem, que seleciona algumas de suas matérias impressas e transcreve literalmente para o site. Nesse veículo não há nenhum jornalista responsável pela produção de notícias.
Por outro lado, há jornais que adaptaram a correria diária dos leitores e o acesso desses à web para manter o gostinho dos leitores de folhear um jornal. Pensando nisso, o Jornal Regional adaptou-se à rede. No site o usuário tem a oportunidade de folhear as páginas do jornal. O mural de recados é outro espaço interativo para o internauta dar sugestões, elogios e críticas e é uma importante ferramenta de feedback para o veículo.
São poucos os meios de interatividade nos veículos regionais on-line. Apenas em um webjornal analisado, o Jornal Regional On Line, foi comprovada a verdadeira interatividade com o webleitor. Outro problema é a comodidade dos funcionários que afeta na produção de conteúdos. Eles acabam se prendendo às assessorias de imprensa e a outros sites.
Baseado no artigo de João Messias Canavilhas – Webjornalismo considerações gerais sobre jornalismo na web, o webjornalismo pode explorar todas as potencialidades que a internet oferece, oferecendo um produto completamente novo: a webnotícia. Nela o jornal pode proporcionar uma notícia atraente que chame a atenção do leitor com imagens, áudio e vídeo, sendo assim uma saída para o site ter mais acessos e conseqüentemente divulgar mais o veículo.
Mesmo que existam poucos os meios de interatividade nos veículos on-line as perspectivas do webjornal são boas, principalmente para o ano de 2009, quando haverá mais profissionais formados na região. Uma melhor apuração jornalística dos fatos e fontes, qualificação dos profissionais e maior interatividade com o webleitor, são caminhos para a melhoria do conteúdo dos sites.
Baseado no artigo de João Messias Canavilhas – Webjornalismo considerações gerais sobre jornalismo na web, o webjornalismo pode explorar todas as potencialidades que a internet oferece, publicando um produto completamente novo: a webnotícia. Nela o jornal pode proporcionar uma notícia atraente que chame a atenção do leitor com imagens, áudio e vídeo, sendo assim uma saída para o site ter mais acessos e conseqüentemente divulgar mais o veículo.
Diante disso Nelia R. Del Bianco, em Noticiabilidade no rádio em tempos de Internet, diz que as novas ferramentas digitais colaboram para reestruturar o exercício da profissão, a produção industrial da notícia, as relações entre as empresas de comunicação com as fontes, a audiência, os concorrentes, o governo e a sociedade.


Obs. do editor-chefe: acredito que tenha faltado uma referência bibliográfica das fontes (citações). Tem dois parágrafos com basicamente o mesmo conteúdo, ficando redundante. Cuidado com questões de acentuação e pontuação!

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