domingo, 14 de março de 2010

Memórias marcadas na pele


Camila Hundertmarck

Não é a toa que muita gente liga tatuagem ao motociclismo.
No Motocão 2010, não é difícil encontrar adeptos desta moda. Nildo Lopes, de Ponta Grossa –PR, prestigia o evento pela segunda vez e não possui tatuagens, porém, contrariando quem pensa que tatuagem é coisa de jovem, o motociclista de 58 anos, conta ter vontade de fazer uma. “A tatuagem é radical, é uma marca registrada. Quero fazer uma, com certeza”, diz.
Em casos de eventos como este, a tatuagem é bastante requisitada. Pensando nisso, o tatuador Douglas Castelo, 31 anos, morador de Erechim-RS, montou seu estande onde são feitas tatuagens de henna e definitivas, além de piercings. “É legal vir a eventos como este onde as pessoas sempre querem levar uma lembrança de um momento marcante. A tatuagem é usada pra isso”, diz o tatuador que, desde que começou na profissão, há 20 anos, já possui 70% do corpo coberto por tatuagens.
Ainda existente, o preconceito já não é tão grande como na época em que a tatuagem era vista como sinônimo de rebeldia. Clara Donde, 29 anos, esposa do tatuador Douglas e também tatuadora, diz que o passar do tempo e o aumento do número de pessoas aderindo à moda foi um divisor de águas para diminuir o preconceito. “Hoje em dia não existe mais idade, além disso, muitas pessoas aparecem tatuadas na mídia e isso ajuda na diminuição do preconceito”, conta.
         Apesar de cair cada vez mais no gosto de jovens e adultos, é importante lembrar que a tatuagem só é permitida a maiores de 18 anos ou a partir de 15 anos, com a permissão dos pais. Como alternativa para crianças e adolescentes que gostariam de fazer uma tatuagem, existe a henna usada por aqueles que desejam enfeitar o corpo, mas não têm coragem de fazer um desenho definitivo. A tatoo de henna dura de 1 a 2 semanas.
         Como definiu o paranaense Eduardo Lopes, 28 anos, que veio acompanhando o pai, o primeiro motoqueiro a ser mencionado na nossa matéria, “a tatuagem é a paixão marcada na pele”. O fato é que, simbolizando paixão, rebeldia ou qualquer outro sentimento explicitado por cada desenho, a tatuagem é marca registrada do Motocão 2010.

Nenhum comentário:

Postar um comentário