domingo, 14 de março de 2010

Fiscalização alivia pressão sobre consumo de álcool

Thayse Mathei

Todos sabem que bebida e direção não funciona, certo? Mas durante o Motocão 2010 a cena freqüente e testemunhada por todos era de um desfile de motociclistas consumindo álcool e dirigindo suas máquinas sem os equipamentos obrigatórios de segurança (capacete).
Cabe a nós estudantes do curso de Jornalismo da Unoesc questionarmos alguns visitantes da XII edição do Motocão 2010. Leva-se em consideração a festa, euforia e adrenalina do evento, mas isso justifica a falta de responsabilidade que se enfrenta em outras ocasiões? As regras do Código Brasileiro de Trânsito não valem também para o Motocão? Afinal, se o evento proporciona a exposição motos deveria também mostrar a conduta adequada ao volante. Caracterizado pela diversidade de modelos, marcas e cores, o evento não deveria focar tanto na venda excessiva de bebidas.
Em entrevista os integrantes do Moto Grupo Irmãos do Vento, gaúchos de Lagoa Vermelha – RS, Ivan Crestani, Luiz Fernando Carvalho, Rodrigo Moojen e Marcos Andrade falaram sobre suas impressões a respeito do tema. Eles garantiram que não violam as regras impostas pelos organizadores, se divertem, ousam com liberdade, assam churrasco, bebem sem limites, mas... Não saem de dentro da área de cobertura do evento, com o consumo de álcool. Priorizam a responsabilidade. E isso inclui a questão do uso capacete. A exceção acontece na rua coberta, área em que os motociclistas são permitidos pelos organizadores a transitarem sem o equipamento.
Outra questão abordada na mesma lógica foi como o Conselho Tutelar controla a venda e a ingestão de bebidas alcoólicas por menores de 18 anos. A conselheira Irmã Lutz Wagner, disse estar bem difícil controlar todos os jovens no Motocão, porque estão apenas em cinco conselheiros. Irma afirma que só podem tomar providências se pegarem algum jovem em flagrante, ingerindo álcool. É por isso que o Conselho Tutelar conta com a ajuda de denúncias e auxílio de todos os visitantes para dar conta da demanda de jovens que freqüentam o Motocão 2010.

Nenhum comentário:

Postar um comentário