sexta-feira, 5 de março de 2010

Jornalismo investigativo é tema de livro

Sugestão de leitura...

olano Nascimento acaba de lançar, pela Arquipélago Editorial, a obra Os Novos Escribas. "Há uma grande diferença entre descobrir uma irregularidade e descobrir que alguém descobriu uma irregularidade", registra na abertura do livro. Ele refere-se a transformação silenciosa que ocorre no jornalismo “dito investigativo”. Para o autor, não é mais o próprio repórter que desvenda as “maracutaias e falcatruas”, mas autoridades que têm a obrigação de fazer isso, como policiais, promotores, procuradores e outros agentes de órgãos de fiscalização.
O autor observou a cobertura jornalística dos escândalos políticos nas três principais revistas semanais do país – Veja, IstoÉ e Época – em todos os anos em que houve disputa presidencial desde a redemocratização, da eleição de Fernando Collor de Mello, em 1989, à reeleição de Luiz Inácio Lula da Silva, em 2006. Solano descreve a transformação do jornalismo investigativo no que ele chama de “jornalismo sobre investigações”.

 Segundo ele, ao abrir mão de investigar por si mesmo, o jornalista fica mais vulnerável ao risco de ser usado pela fonte que passa a informação. “O repórter deixa de ser um autor para se tornar um escriba.”

Fonte: http://www.coletiva.net/site/noticia_detalhe.php?idNoticia=34467 

Nenhum comentário:

Postar um comentário