segunda-feira, 1 de março de 2010

Extremo-oeste catarinense na tela

Olá pessoal! Quem nos manda essas informações é a Adriane Canan, jornalista e oficineira de uma das Semanas Acadêmicas Midiação do Jornalismo da Unoesc. Ela anda pelo litoral, encarando o Mestrado em Jornalismo da UFSC e de lá nos presenteia com um chamado - assistir a uma produção audiovisual, no estilo documentário, captado no extremo-oeste catarinense. Valeu pela dica, Adri!

“Mulheres da Terra” no SC em Cena


Documentário produzido pela Plural Filmes vai ao ar nos dias 13 e 20 de março, no programa Santa Catarina em Cena, ao meio dia, na RBS TV, e às 13h45, na TV COM. Mulheres camponesas ganham destaque na semana do Dia Internacional da Mulher

As mulheres camponesas de Santa Catarina têm consciência de que estão em suas mãos muitas possibilidades de colaborar com a preservação da diversidade da alimentação no mundo. Em suas mãos de mulheres da terra, que conhecem todos os segredos da germinação e do desenvolvimento do alimento. Mãos que conhecem as sementes.

E é exatamente a partir deste ponto que elas se lançam num desafio: trabalhar para que as sementes “crioulas” sejam preservadas. Elas respeitam as sementes crioulas como patrimônio dos povos a serviço da humanidade, por isso entendem que preservá-las é sentir também a energia de uma história guardada há milênios pela agricultura camponesa, pelos quilombolas e pelos indígenas.

É esta relação íntima com a terra e com as sementes, tendo como horizonte o futuro da agricultura e da alimentação no mundo, que o documentário “Mulheres da Terra”, produzido pela Plural Filmes, vai contar através das histórias de vida de algumas destas mulheres. Em vivências filmadas no interior dos municípios de Marema, Mondaí, São Miguel do Oeste, Chapecó, Anchieta e Palmitos encontramos a preocupação universal com o futuro do planeta. Em histórias de mulheres que, com suas mãos, cuidam da terra e são cuidadas por ela. A feminilidade desta relação é também é um ponto importante.

O desafio de soltar a voz, de ser personagem de sua história é destaque aqui, desvendando o sonho de um futuro que garanta a biodiversidade. Todas as mulheres entrevistadas fazem parte do Movimento de Mulheres Camponesas de Santa Catarina (MMC/SC), que tem o Projeto de Produção, Recuperação e Melhoramento de Sementes Crioulas como um de seus pilares de luta.

[Sementes crioulas são aquelas que não sofreram modificações genéticas por meio de técnicas. São chamadas “crioulas” pois, geralmente, seu manejo foi desenvolvido por comunidades tradicionais como indígenas, quilombolas, ribeirinhos, caboclos etc] – Fonte: MMC/SC

Serviço:

O documentário Mulheres da Terra vai ao ar nos dias 13 e 20 de março, no programa Santa Catarina em Cena, ao meio dia, na RBS TV, e às 13h45 na TV COM.

Nenhum comentário:

Postar um comentário