terça-feira, 10 de novembro de 2009

Funcionários precisam de conscientização

Apesar da preocupação da Unoesc em medidas de segurança, os trabalhadores devem usar seus equipamentos

Ocorre na Unoesc, a III Semana Interna de Prevenção a acidentes de Trabalho (Sipat). Dos dias 20 à 22, o evento contará com os trabalhadores, funcionário e professores da universidade.
A Cipa, que é a Comissão Interna de Prevenção de Acidentes, tem como desafio fazer com que os funcionários utilizem dos equipamentos sem fiscalização. Essa é a afirmação do membro da Cipa, Rafael Gomes. Sobre a conscientização dos trabalhadores, ele salienta que: “ usem os equipamentos de forma voluntária, porque na verdade isso serve para a segurança deles mesmo”, conclui, pontuando que há uns três anos não ocorre um acidente grave na universidade.

Investimento

O valor que a universidade investe nas medidas de segurança são altos. Conforme Gomes, tudo que é pedido pela Cipa, a Unoesc disponibiliza, e serve de exemplo para outros estabelecimentos. Os funcionários que correm mais riscos, tem um treinamento mais frequente, e são alertados sobre as precauções que devem tomar. A funcionária do Laboratório de Fisiologia do Exercício ( Lafe), Ana Paula Trentin, afirma que poderia ter duas vezes ao ano essa mobilização, porque é necessário.

O evento

A secretária do curso de Educação Física, Silvia Letícia Fardin, diz que é a primeira vez que participa da Sipat, pois faz pouco tempo que trabalha na universidade. Segundo ela, a semana é proveitosa, e os assuntos abordados são atrativos. A respeito dos funcionários, Fardin se posiciona: “ falta conscientização, e isso vem de cada um. A parte da Cipa, de informar e prevenir, é feita”.


Para se atualizar na área de primeiros socorros, a funcionária do Lafe diz que participará da III Semana por ser a primeira vez e por atuar em Educação Física. Conforme ela, é importante ter conhecimento básico: “ a gente lida com alguns acidentes de trabalho, de treinamento, em academia, e deve saber como fazer os procedimentos iniciais. Não só como profissional, mas assim como cidadão. Se houver uma situação de trânsito, poder ajudar”.




Por Douglas de Sá




Obs.: Douglas, apesar do título conter verbo ficou perdido. A linha fina também ficou um pouco nebulosa: são equipamentos que os funcionários devem trazer de casa? São equipamentos disponibilizados pela Unoesc, apesar da segurança? No primeiro paragráfo faltou um nexo para o entendimento da fala do membro da Cipa além disso é ocorre ou ocorreu? Já estamos em novembro. Use o U para Universidade. No último paragrafo faltou relembrar ao leitor que é a funcionária do Lafe, uma vez que vc já havia entrado om outra. O uso dos subtítulos ficou muito bom. Onde as pessoas podem obter mais informações sobre o assunto?

Nenhum comentário:

Postar um comentário