quinta-feira, 30 de outubro de 2008

O webjornalismo no Oeste e Extremo-Oeste catarinense precisa de mudanças

Autores: Lauren Diedrich, Marciéli Berti, Silvana Weber, Fracieli Zilli, Carla Trentin, Daniele Schimidt, Lucinei Kozerski.

Para que se faça webjornalismo com qualidade é preciso que a página do meio de comunicação apresente notícias completas, mas com corpo de texto adequado. Não pode ser estilo “tijolão”, deve ter dinamismo e a estrutura característica do jornalismo online. Mas, não é isso que encontramos nas páginas dos meios de comunicação do Oeste e Extremo-Oeste Catarinense.
A maioria dos meios da região apresentam em seus websites as notícias da mesma forma que foram publicadas no outro veículo: rádio ou jornal impresso. Em parte destes veículos não há jornalistas formados. Como na Rádio Progresso AM de Descanso, na qual a publicação das notícias é feita por um editor que não possui formação jornalística, nem "carteirinha". Este é um fator que influencia no conteúdo. Os sites são alimentados com matérias de outros sites, e-mails recebidos e assessorias de imprensa. Poucas são produzidas pela equipe do veículo.
Analisando a interatividade nos sites, pode-se notar que ela existe, mas não se percebe até que ponto influencia na publicação das matérias. Um exemplo é a rádio Centro Oeste de Pinhalzinho que possui espaço para a opinião do público. Porém, não é aproveitado, já que as notícias não são elaboradas pela equipe da rádio, apenas linkam outro site noticioso. Mais um exemplo é a rádio Peperi que apresenta meios de interatividade, nos quais leitores e ouvintes têm a oportunidade de apresentar suas idéias aos produtores das notícias. Já a Rádio Progresso AM de Descanso, não tem interatividade alguma (no site, né?!*). A interatividade pode ajudar na hierarquização dos assuntos que são de interesse do público alvo. Funciona como feedback.
O jornalismo na web no Brasil já é um fenômeno consolidado (CarlosCastilho, 2008), o que falta na região é um jornalismo online que exerça trabalho mais amplo relacionado à web. A criação de textos específicos para internet traria maiores atrativos aos internautas, já que esses procuram algo diferenciado ao acessar o site do veículo. A atuação de jornalistas no webjornalismo pode se tornar alternativa, pois muitos meios não possuem pessoas habilitadas para o trabalho nesta área.

Obs. do editor-chefe: faltam citações técnicas e referencial bibliográfico das mesmas.
* nota do editor-chefe.

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