quinta-feira, 30 de outubro de 2008

O webjornalismo é a alternativa

Autores: Marcelo Both, Douglas Carboni, Morgana Kappes, Gabriele Welter, Aline Eberhard, Sirlei dos Santos e Vanessa Nora.

O cenário do webjornalismo na região Oeste catarinense caracteriza-se como uma espécie de jornal impresso para a internet. Um jornalismo com pouca interatividade onde os internautas não têm lugar para postar suas idéias e opiniões, e a falta de imediatismo são problemas conhecidos. Segundo José Messias Canavilhas, “numa sociedade com acesso a múltiplas fontes de informação e com crescente espírito crítico a possibilidade de interação com o produto da notícia ou opinião é um trunfo para explorar no webjornalismo”. Um exemplo de não imediatismo é o jornal Folha do Oeste, onde as notícias são atualizadas na página on-line com a freqüência que são publicadas no impresso: duas vezes por semana.
O webjornalismo permite novas práticas de informação. Escrever para web é diferente de escrever para outros meios de comunicação. De acordo com Carl Stepp (1996), a internet não é só uma forma de fazer jornalismo, mas também de criar jornalistas que escrevam de forma diferente. O jornalista tem que ser mais que um contador de fatos. A leitura precisa ser dinâmica e atraente, prender o leitor do inicio até o fim.
A mídia se auto agenda. O webjornalismo não escapa desse agendamento. A web é o principal veículo utilizado pelos mass media. Você acessa milhares de sites de pesquisas e de outros veículos de comunicação, assiste vídeos e pode ouvir os programas pela internet mesmo, é só acessar! E mais, a web se auto agenda onde sites de informação usurpam conteúdos de outros sites gerando o acomodamento, que toma conta das redações.
Para que se possa fazer um jornalismo mais verdadeiro, com informações imediatas, confiáveis e com precisão, necessita-se, primeiramente, de pessoas especializadas e com a ética exigida. No webjornalismo, uma das possibilidades de se reverter essa situação é a contratação de profissionais que atentem para as verdadeiras características do meio, pois este terá conhecimento suficiente para tornar o assunto mais atrativo aos olhos dos novos leitores que começaram a surgir no mercado.

*Obs do editor-chefe: faltam exemplos (pouco explorados) e fontes das citações.

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