domingo, 23 de maio de 2010

“Meu Deus, agora têmo fodído!”

A chegada no Shopping Iguatemi em Caxias do Sul não foi garantia de descanso para o motorista Zé. Mesmo tendo que enfrentar uma noite ao volante, alguns companheiros de viagem, insensíveis à situação, não se contentaram com as opções do templo do consumo e nem com a paz do interior do busão. Resultado – nosso motorista tornou-se também porteiro por livre e espontânea pressão.

Tomada a estrada, tudo indicava um passeio tranqüilo – ledo engano! Uma da matina um estrondo na parte traseira do ônibus indicava o estouro de um dos pneus. A parada para a troca atrasou em pelo menos algumas horas a viagem. Alguns quilômetros para frente, entre as cidades de Sarandi e Frederico Westphalen outro pneu furado. Zé, nosso intrépido guia, sai do ônibus e ao se deparar com a situação é categórico: “Meu Deus, agora temo fodido”. As palavras foram registradas pelo acadêmico mais flatulento da viagem. A busca de um borracheiro iniciou 4 da matina na cidade mais próxima. Qual a chance de encontrar um profissional em estado sóbrio, nesse horário, na madrugada de sábado para domingo? Nenhum foi encontrado e a solução foi chamar socorro de Sarandi, por intermédio do dono da empresa (em São Miguel do Oeste).

Café da manhã: bolachas dormidas, fandangos e outros restos de uma semana de viagem no ônibus e um chimarrão amigo cevado com a ajuda de moradores da beira da estrada. Cansados, com estômagos semi-forrados e alguns humores alterados, a viagem prossegue lentamente.

“Quem pode garantir que não foi um de vocês?”

por Rafael Hoff

Quarto fechado e trancado no Hotel Real Palace, em Porto Alegre. As meninas que dividiam o aposento saíram juntas em visita aos veículos de comunicação da capital gaúcha. Na volta, a surpresa: o dinheiro deixado na cômoda ao lado da cama, dentro da carteira, havia sumido. Eram trezentos reais pelo menos.

A protagonista dessa lesão reclamou junto ao atendente, que prometia para a manhã da sexta-feira, dia do checkout, uma resposta oficial do hotel. Com intervenção do professor coordenador da viagem, o gerente do hotel quis colocar em xeque a credibilidade da excursão e a idoneidade de seus integrantes. A máxima surpreendeu: “quem pode garantir que não foi um de vocês?” O dilema foi resolvido com a devolução do dinheiro à estudante proporcional ao desconto dado nas estadias. Mesmo diante do abatimento, a avaliação do grupo é de que a experiência saiu cara. Chamou a atenção que a relutância do gerente do hotel ao ressarcimento do dinheiro sumido foi menor do que o esperado... A professora que por lá transitou já tinha questionado a segurança do estabelecimento e a resposta do mesmo gerente foi de que era “muito seguro”.

Pentelhos espalhados pelo chão, lençóis manchados com sangue, toalhas furadas, mofo no canto do quarto, chão encardido, copos no frigobar com uma “capa” de substância não identificada em seu interior e várias outras constatações levaram ao diagnóstico: o hotel era de péssima qualidade. A necessidade de permanecermos por lá duas noites foi aterrorizante para alguns, interessante para outros. Entre mortos e feridos, salvaram-se todos.

Fora da foto oficial

O Expocom, concurso de peças acadêmicas com argumentação científica realizado em Novo Hamburgo, rendeu bons resultados à equipe de São Miguel do Oeste. Os trabalhos em Fotografia Jornalística e Produção em Jornalismo Interpretativo foram arrematados pelos acadêmicos Alan Castaman e Ricardo Torres, respectivamente. Porém, um descuido na impressão das listas dos vencedores fez com que a comissão organizadora não chamasse tais categorias no momento coletivo.

Avisada de que o erro havia sido cometido, a professora coordenadora da mostra competitiva desculpou-se publicamente em nome da comissão. As palavras de uma colega definiram a situação: “é humano errar e coisas assim acontecem em grandes eventos como esse, mas não há nada que faça o tempo voltar e esse pessoal não vai participar da foto oficial”. A exclusão momentânea não diminuiu o entusiasmo da galera, que volta para a Unoesc com a certeza de que o isolamento geográfico e condições técnicas inferiores às grandes instituições de ensino da região metropolitana não diminuem a capacidade competitiva ou a formação jornalística dos mesmos.

E para a comissão organizadora do Intercom Expocom 2010, os nossos PARABÉNS!

Tempo de voltar a ser criança

A estadia em Garibaldi compensou as péssimas acomodações do hotel em Porto Alegre. Na Serra Gaúcha, o Ginásio Municipal acolheu os estudantes de Jornalismo da Unoesc. A sala de ginástica, equipada com colchonetes e até uma cama elástica tornou-se palco de uma transformação: o espírito infantil de alguns veio à tona. Saltos, cambalhotas, jogo de bola com pés descalços e muitas brincadeiras amenizaram o desgaste físico e mental. “Depois de sair da cama elástica eu não sentia mais o meu corpo” disse Silvana.

Os banheiros com chuveiros quentes compensaram a falta de papel higiênico nos sanitários. Marlise entregou a estratégia: “fui ao banheiro e depois tomei banho”. Com bundas limpas e espíritos renovados, o descanso foi merecido, porém curto. Antes das oito da manhã o ônibus já estava com as malas acomodadas e a tripulação a bordo. Café da manhã rápido e impreciso, com alguns esquecimentos por parte do garçom, foi recheado pela conversa com Delano Pieta, assessor de imprensa de Garibaldi, relatando a experiência junto ao poder público. Mais uma vez, Silvana resume a impressão do grupo: “gostei desse cara”.

Na saída de Garibaldi, alguns acidentes registrados: durante a noite a Silvana, ao tentar levantar-se do colchão inflável, destroncou o dedão da mão direita. Ao retornar ao ônibus, vítima de um buraco na calçada, Camila aparou o peso do corpo junto ao chão com os joelhos. Dor, lágrimas e experiências vão povoar as memórias da galera por algum tempo...

A difícil arte do convívio em grupo

Durante uma viagem de sete dias, 700km só de ida, 20 pessoas confinadas aos limites do ônibus, o cenário está armado para que detalhes de personalidade e caráter se mostrem com maior nitidez. E esse é um exercício, na ótica do professor que organizou a viagem, de aprendizado para além dos conceitos e teorias, mas que muito tem a contribuir com o futuro profissional destes acadêmicos.
A primeira parte do conflito foi protagonizada pela música e conversa, ainda na viagem de ida para Porto Alegre, onde o grupo do fundo não quis dormir antes das 6h e o grupo da frente acordou as 7h30. Interesses e comportamentos a parte, o desrespeito e o exercício de reconhecimento dos limites foi a tônica desse momento.
A segunda parte foi na percepção e respeito por horários. A maior parte do grupo aguardando dois ou quatro estudantes retardatários que insistiam em caminhar a passos lentos entre os lugares visitados e o embarque. Qual é o limite da tolerância? Cinco? Dez mintos? Meia hora? A tolerância e o reconhecimento dos limites continuava em alta.
Frases emitidas por reflexo. Evidências culturais de traços homofóbicos, racistas e outras formas de discriminação também forma manifestados durante a visita, nem sempre de forma velada ou indireta. O constrangimento apareceu para alguns, enquanto outros genuinamente não fizeram questão de avaliar as próprias condutas. A perspectiva cosmopolita de diversidade e liberdade passou batido por algumas cabeças e alguns corações. A diversidade precisa lidar também com essa perspectiva... Vale então a máxima da música: “tudo é uma questão de manter... a mente quieta, a espinha ereta e o coração tranqüilo”.
Cheiro forte. Ruim. Revoltante. Janelas abertas as pressas para deixar sair o odor horrendo que provinha das tripas de um acadêmico. Entre mortos e feridos, novamente, salvaram-se todos. Porém, a experiência vivida em Guarapuava e novamente na ida à Novo Hamburga ensina: tem gente que precisa de lavagem intestinal antes de embarcar.
Mesmo diante dos desafios, o grupo se saiu muito bem. Algumas aproximações foram oportunizadas e as “panelinhas” tornaram-se menos fechadas, mais propícias à troca. Estereótipos também foram quebrados.
Registro da frase mais repetida durante o evento: “o Abba peidou”!

São Borja, a terra dos Mano


Ricardo Torres e Alan Castaman
Já se passara um dia e meio de viagem, especificamente, o segundo dia de Intercom Sul. Galera afoita em suas salas de apresentações. Ricardo Torres, Gabriele Welter, Angela Batisti e Alan Castaman foram os representantes da Unoesc São Miguel do Oeste no congresso de estudantes de comunicação. Na categoria fotografia jornalística, surge um “mano” gente fina, da cidade de São Borja-RS. O rapaz, dedicado estudante de jornalismo, apresentou uma foto marcante do maior ícone vivo daquele lugar. Falamos de outro mano, o Mano Lima. O rapaz, durante apresentação perante a uma banca de três professores, explanou fotografia concorrente. Durante argumentação, ficou evidente um grande amor pela cidade de São Borja. Repetitivamente, a cidade próxima ao Uruguai, foi citada. Um enaltecimento agudo de um lugar com características especiais, singulares.
Providos de uma imaginação fértil, os estudantes da Unoesc de São Miguel do Oeste não hesitaram em fazer referências a São Borja. A brincadeira, carregada do sotaque local, consistiu em deturpar a realidade daquele lugar simplório. São Borja foi transformada (pela imaginação dos migueloestinos) em uma megalópole, progenitora de diversas culturas existentes no mundo. E o principal responsável, de acordo com a gurizada, foi Mano Lima. Irmão mais velho do Mano Tange e do Mano Berga.
A brincadeira iniciada por apenas alguns acadêmicos ganhou força. A adesão tornou-se quase que total. Diversas cabeças pensando em uma forma de associar tudo a São Borja, só resultou em uma coisa: risos e descontração. Diante de uma viagem de estudos pontuada por alguns problemas – furto de dinheiro, hotel ruim, tombos, pneus furados e atraso no horário previsto para retorno – o que fica marcado é a alegria por, a partir de agora, restarem lembranças boas, recordações agradáveis e incríveis histórias, que possivelmente serão registradas por aqui.

terça-feira, 18 de maio de 2010

Mais fotos Intercom Expocom 2010

Algumas imagens do Intercom Expocom 2010

Desvendando o “bixo de sete cabeças”

Rafael Hoff

Intercom é um encontro que reúne professores e estudantes de Comunicação Social, pesquisadores e jornalistas atuantes no mercado para discutirem práticas e teorias envolvendo as diferentes manifestações comunicacionais. Seja em áudio, vídeo, texto, fotografia ou qualquer outra plataforma, a informação continua sendo um capital extremamente influente nas trocas simbólicas na sociedade contemporânea.
Em grupos divididos por temáticas e sub-áreas do conhecimento, alguns debates provocaram reflexões interessantes e até derrubaram alguns paradigmas (ainda que isso possa parecer um tanto pretensioso).

Como exemplos desses debates e trabalhos apresentados cito: a produção midiática audiovisual com amplo diálogo com o cinema para repaginação de velhos temas como a violência do trânsito; a discussão sobre as influências da cultura pós-moderna sobre o tradicionalismo gaúcho em suas manifestações midiáticas (em especial o Galpão Crioulo); a formulação de gêneros e formatos híbridos a partir da produção jornalística de caráter colaborativo, comunitário ou relacionado às vertentes mais literárias; debate sobre a relação entre a dramaturgia e a abordagem jornalística em produtos audiovisuais; investigação sobre o texto e a imagem na narrativa sobre o corpo e a nudez em diferentes revistas de circulação nacional; fragilização teórico de números estatísticos e pesquisas divulgadas jornalísticamente, ainda mais quando os critérios de estratificação social estão comprometidos com a perspectiva consumista que não responde aos comportamentos culturais....

Já sobre as apresentações dos trabalhos da Unoesc de São Miguel do Oeste, ficam algumas considerações:
1) Estamos mais preparados cientifica e teoricamente do que imaginávamos e o distanciamento ou o isolamento geográfico e midiático não compromete a produção ou a reflexão de altíssima qualidade como a encontrada durante o evento nos nossos representantes;
2) Produzimos peças midiáticas de qualidade competitiva mas ainda falta repensar a produção teórica (artigos científicos) em períodos anteriores, pois os artigos produzidos em Mídia e Cultura (sétimo período) acabam não ganhando visibilidade em certames como esse pois o pessoal se dedica aos TCCs e Projetos Experimentais do último período, não sobrando tempo (e vontade) para dedicarem-se à produção científica em eventos;
3) O exercício de convívio, tolerância e caridade proporcionado pela viagem de estudos colabora para um amadurecimento dos alunos que contribuirá (acredito eu) na conduta deles diante dos desafios acadêmicos e profissionais.
Exposto isso, gostaria de deixar registrada a minha satisfação e participar dessa atividade, ainda mais na condição de professor, pois sinto-me orgulhoso de poder afirmar que participei (de maneira direta ou indireta) na transformação do mundo por meio deles e na formação destes como profissionais.

A próxima já tem data e local – setembro de 2010, em Caxias do Sul, no Intercom Nacional.

Experiências científicas em terras gaúchas


Novo Hamburgo, no Rio Grande do Sul, está em processo de ebulição. Trata-se de uma efervescência intelectual no campo da Comunicação Social. São diversos jovens que querem se tornar jornalistas ou publicitários, focados em um único objetivo: estudar.

Nosso grupo, que partiu de São Miguel do Oeste rumo à região metropolitana de Porto Alegre no domingo, dia 16, é composto somente por dedicadíssimos estudantes de Jornalismo. No entanto há, em meio a estes estudantes, os que optam por um estudo mais amplo, talvez, na área da psicologia. Isso em razão de analisarem a mudança de comportamento sob efeito do álcool.
Até o momento, não há uma conclusão, apenas constatações. A pesquisa está em fase de experimentação e estudo. Muito há de se descobrir durante esta semana, pois o grupo retorna a São Miguel no domingo, dia 23, após passar pela última etapa do estudo. Esta etapa compreende uma visita nas vinícolas existentes na serra gaúcha.

Contudo, o que se pode adiantar até agora, são os gastos e também o ponto de vista da pesquisadora-desgustadora, Gabriele Welter. Veja um breve relatório:
Passagem e hospedagem para o Intercom-Expocom Sul 2010 – R$ 268,00
Despesas básicas com alimentação e bebidas, por uma semana – R$ 300,00
Viver o terceiro Expocom e Intercom da minha vida – não tem preço.

Viajar com os amigos e colegas da faculdade é sempre garantia de diversão. Mas quando se pode unir a diversão com conhecimento o resultado é sempre melhor. É a segunda vez que participo do evento expondo trabalhos acadêmicos, mas o frio na barriga continua igual ao da primeira vez, afinal, ter nas costas a responsabilidade de tentar uma premiação é sempre um desafio. No meu caso, era o trabalho de três meses sendo avaliado em 15 minutos de apresentação. Só o fato de ter o Paper aprovado para a categoria regional já provoca um grande orgulho, mas sempre há a expectativa de se conseguir passar para a fase nacional. O resultado sai só amanhã, e com certeza deixa todos na expectativa. Em virtude disso, e de outras cositas mais, estou prevendo uma noite um  tanto agitada. O resultado todos ficarão sabendo amanhã, mas sobre o ocorrido até o momento, acredito que todos os trabalhos da Unoesc – Campus de São Miguel do Oeste têm grandes chances. Como acadêmica do último ano de Comunicação Social – Habilitação de Jornalismo, deixo aqui a responsabilidade e o incentivo a todos os acadêmicos que vierem nas próximas oportunidades.

Abraço,
Gabriele Welter e Alan Castaman (texto colaborativo)

sexta-feira, 14 de maio de 2010

Pra botar na agenda...

Famecos dá início ao +SET

Jornalista Sérgio Xavier Filho abre temporada e lança livro em evento gratuito
A abertura da temporada 2010 do +SET, que ocorre na próxima terça-feira,18, às 10h, no auditório da Famecos, conta com a participação do jornalista e diretor de redação das Revistas Placar e Runner’s World, Sérgio Xavier Filho. Além de ser gratuito, o evento é uma oportunidade a quem quiser conferir seu novo trabalho ‘Operação Portuga: Cinco homens e um recorde a ser batido’, da Arquipélago Editorial.

Para o professor da Faculdade de Comunicação e um dos coordenadores do projeto, Vitor Necchi, o programa, que surgiu em 2008, é uma espécie de ‘contagem regressiva’ ao Set Universitário.  “O +Set prepara sempre duas ou três palestras por mês, trazendo convidados relacionados a todas as áreas da Famecos”.

A 23ª edição do Set Universitário, evento realizado pela Faculdade de Comunicação Social (Famecos) da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS), ocorre entre os dias 21 e 23 de setembro. O encontro estimula a interação e integração entre alunos, pesquisadores e profissionais voltados ao cinema, audiovisual, vídeo e demais vias da comunicação do Cone Sul.

Além de palestras, mostras competitivas e oficinas, o evento estimula a troca de experiências entre os participantes. O +SET, que é fruto dessa integração social, realiza atividades durante o ano todo.

Fonte: http://www.coletiva.net/site/noticia_detalhe.php?idNoticia=35452 

terça-feira, 4 de maio de 2010

Começa a valer restrição a propaganda por SMS

Operadoras só poderão enviar mensagens a clientes que autorizarem
Começou a valer no sábado, 1º, a restrição ao envio de mensagens publicitárias por SMS. Segundo determinação da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), operadoras de celular só poderão enviar mensagens aos clientes que autorizarem. A medida, segundo a Anatel, vale para os novos contratos, mas clientes antigos que não quiserem mais receber as mensagens podem procurar a operadora para se descadastrarem do serviço.

Conforme divulgado no site do G1, a Anatel determinou a mudança após uma recomendação do Ministério Público Federal, que recebeu várias reclamações relacionadas ao assunto. O Instituto de Defesa do Consumidor (Idec), que também recebe diversas reclamações contra empresas de telefonia, destaca que o consumidor deve ficar atento sobre eventuais descumprimentos à regra.

As operadoras de telefonia móvel: TIM, OI, Vivo e Claro, informaram, em nota, que já seguem a determinação. Elas dizem que só mandam as mensagens para quem autoriza, e prometem seguir as recomendações. No mesmo documento em que define as regras sobre mensagens, a Anatel determinou que os contratos fossem redigidos em tamanho que o cliente possa ler.

Alasul promove Convenção e Feira de Equipamentos Fotográficos

Evento reunirá empresas, lojistas e profissionais de todo Brasil
Promovido anualmente pela Associação dos Laboratórios Fotográficos do Sul (Alasul), a 15ª Convenção e Feira de Materiais e Equipamentos Fotográficos acontece entre os dias 25 e 27 de maio no Hotel Continental (Largo Vespasiano Júlio Veppo, 77 – Centro). O evento, que reunirá empresas, lojistas e profissionais de todo país, terá como um dos temas ‘A emoção da fotografia de casamento’.

A Feira terá a participação de mais de 20 empresas e estará aberta ao público das 12h às 19h. O evento conta com o apoio da Photo Álbum Universal, Fenef, Selfoto e Ulbra. Mais informações e inscrições podem ser obtidas pelo telefone (51) 3207-8423, pelo e-mail: alasul.diretoria@gmail.com, ou pelo site da entidade.

Congresso Estadual de Jornalismo do RS recebe inscrições

Encontro acontece nos dias 14 e 15 de maio em Novo Hamburgo
Seguem abertas as inscrições para o 34º Congresso Estadual dos Jornalistas. O evento, que acontece no Centro de Eventos da Fenac, nos dias 14 e 15 de maio, em Novo Hamburgo, é preparatório ao 34º Congresso Nacional dos Jornalistas, que ocorre em agosto de 2010, em Porto Alegre.  Estudantes e profissionais interessados em participar podem realizar inscrições no site do Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Rio Grande do Sul em Porto Alegre, ou nas Delegacias Regionais da entidade. O valor para estudantes sindicalizados é de R$ 25,00; estudantes não-sindicalizados pagam R$ 35,00.  Para jornalistas sindicalizados o valor é de R$ 40,00, e o público em geral paga R$ 60,00.

Com o tema ‘O Jornalismo a Serviço da Sociedade e a Defesa da Profissão', o congresso vai reunir palestrantes e painelistas como Sidney Rezende, Mário Magalhães, Elmar Bones, Jayme Copstein, José Antonio Vieira da Cunha, Sérgio Murillo de Andrade e Marcos Martinelli, entre outros. Também estão confirmados os professores Pedro Gilberto Gomes, Neusa Ribeiro, Antônio Hohlfeldt, Deivison Campos e Celso Schröeder, além dos deputados Ibsen Pinheiro, Paulo Pimenta e Sandro Boka.

O presidente do Sindicato dos Jornalistas do Rio Grande do Sul, José Maria Rodrigues Nunes, lembra que o encontro também será palco de “um inevitável debate” sobre a decisão do Supremo Tribunal Federal (STF), que determinou a não-obrigatoriedade do diploma para o exercício da profissão. “Queremos abordar a importância da qualificação profissional e revelar o verdadeiro papel do Jornalista, que é de estar a serviço da sociedade”, declara.

A proposta do Congresso também é discutir o cenário profissional, debater a formação de empresas de prestação de serviços em comunicação, analisar a formação em novas mídias e alertar estudantes e profissionais sobre as mudanças do mercado são tarefas que se pretende concretizar através do evento