sexta-feira, 26 de fevereiro de 2010

3° Concurso Universitário de Fotografia

Olá pessoal!
O terceiro concurso universitário de fotografia Sony-Fotografe está com inscrições abertas até o dia 31 de março de 2010 e tem como tema "Meu olhar sobre o Brasil". Para participar é preciso ser estudante (comprovando isso com documento expedido pela instituição - vale matrícula!!!) e enviar de uma a três fotografias pelo correio para os organizadores.

O primeiro lugar leva uma câmera Sony Alpha A330L com objetivas 18-55mm e 75-300mm, sabapata, bolsa, flash, certificado de participação e uma assinatura da revista Fotografe Melhor por um ano. O segundo lugar leva uma Sony Alpha A330L com objetiva 18-55mm, sapata, bolsa e flash e certificado de particpação no concurso mais uma assinatura da revista Fotografe Melhor por 6 meses. O terceiro lugar ganha uma Sony Alpha A230L com objetiva 18-55mm, sapata, flash e certificado de particpação no concurso mais uma assinatura da revista Fotografe Melhor por 6 meses.

Mais informações sobre esse concurso podem ser encontradas no site www.concursouniversitario.com.br .Quem tiver interesse em participar, pode trocar idéias ou até avaliar fotografias com o professor Rafael, por e-mail (rafael.hoff@yahoo.com.br) ou msn (rafael-hoff@ig.com.br). Boa sorte aos interessados!

quinta-feira, 25 de fevereiro de 2010

Sugestão da Thaís Gasperin

A Thais, acadêmica do curso de Jornalismo da Unoesc, olhando nossas postagens, sugeriu o link http://www.youtube.com/watch?v=DKWdSCt4jGE de um vídeo com a técnica de stop motion. Muito bacana! Vale a pena conferir.

A verdade tem 2 lados

Essa postagem vai especialmente pro pessoal que está agora cursando a disciplina de Mídia e Cultura. O vídeo é baseado num comercial de um jornal com circulação nacional. Vale a pena refletir sobre os conceitos de verdade, manipulação, distorção e omissão da informação...


Stop Motion - vídeo com fotografias

Para quem não conhece, a técnica de stop motion é aquela em que o vídeo é composto por diversas fotografias, que numa sequência lógica, imitam a gravação eletromagnética ou em filme, porém evidencia a sequência de quadros. Se a gente parar pra pensar, ela lembra aqueles filmes de antigamente, quando o cinema ainda não tinha projetores muito bons e era possível perceber a passagem dos quadros na tela.

A técnica foi utilizada pelo prof. Rafael e pelo acadêmico Alan (hoje no sétimo período) para a produção de um vídeo experimental. O resultado, vocês conferem aqui.


Expocom Intercom 2010

O maior concurso de produtos midiáticos com base científica do mundo acadêmico brasileiro está próximo de suas fases regionais. No Sul do país ele acontecerá nos dias 17, 18 e 19 de maio, na cidade de Novo Hamburgo - RS, sediado pela Feevale. No Expocom concorrem com peças midiáticas produzidas no ano anterior (2009) estudantes de comunicação das faculdades e universidades dos três Estados do Sul (Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul), divididos em categorias e habilitações.

O processo de participação é bem simples: os alunos interessados em apresentar trabalhos devem indicar suas intenções aos professores do curso (na Unoesc, devem procurar pelo prof. Rafael), apresentar o produto e preparar a argumentação. A Instituição de Ensino Superior (IES) indicará um concorrente para cada categoria. A partir dessa indicação o estudante deve fazer sua inscrição para, em seguida, encaminhar trabalhos.

Os trabalhos concorrentes serão enviados por e-mail, conforme especifica o edital. Mais informações (valores, regras do concurso, entre outras) podem ser encontradas no site www.intercom.org.br, explorando o link IntercomSul 2010 que tem por lá. A Unoesc está organizando a viagem de estudos, que além da participação no Intercom/Expocom, também prevê visitação aos veículos de comunicação da capital gaúcha e Caxias do Sul. Em breve, mais informações nesse blog.

Seminário sobre redes sociais ainda recebe inscrições

A primeira edição do Seminário Sobre as Redes Sociais: Twitter, Facebook, Blog da ColetivaEAC – Estudos Avançados em Comunicação, Marketing e Opinião Pública ainda recebe inscrições, que seguem até o dia 8 de março. As vagas são limitadas e o objetivo é destacar a importância da web no mundo dos negócios. O evento ocorre no dia 13 de março, das 8h30 às 17h30, no Laboratório de Informática da Fundatec (Rua Cristiano Fischer, 2012), em Porto Alegre.

Para ministrar o curso, a escola traz o professor e administrador carioca Fernando Flessati, gestor da Maxpress no Rio de Janeiro e Espírito Santo e diretor da TFS Comunicação. Compreender o comportamento das empresas na busca do seu ciberespaço e, através da conexão com a mídia social, melhorar a comunicação, é o mote do seminário. O público-alvo são profissionais de Publicidade e Propaganda, Marketing, Jornalismo e Relações Públicas, que atuem na gestão da demanda em empresas e em agências de publicidade e comunicação, além de estudantes.

O investimento é de R$ 270,00 – com desconto de 20% para pagamento à vista, e R$ 337,50 no caso de duas parcelas. Mais informações pelo telefone (51) 3331 5278 ou pelo site da escola.

Fonte: http://www.coletiva.net/site/noticia_detalhe.php?idNoticia=34287

FestFotoPoA recebe inscrições

Estão abertas até domingo, 28, as inscrições para o Fotograma Livre 2010, programa de projeções que integra o Festival Internacional de Fotografia de Porto Alegre ( FestFotoPoA), com promoção do Santander Cultural e Funarte, e apoio do Instituto Moreira Salles. Em sua quarta edição, o programa abrirá a temporada de mostras de artes visuais do Santander Cultural, este ano com uma homenagem a obra do Thomas Farkas.

O programa de projeções Fotograma Livre oferece duas categorias de inscrições em 2010, uma para trabalhos individuais e outra para coletivos. A ficha de inscrição e o regulamento estão disponíveis no site do Festival. Serão selecionados 20 trabalhos, sendo 15 individuais e cinco coletivos.

O FesFotoPoA é um projeto multimídia que contempla todas as linguagens e experimentações fotográficas que possam ser exibidas por meio do formato de vídeo. Nesta edição, o Festival terá duração de um mês e um programa de projeções nos ônibus de Porto Alegre.

Fonte: http://www.coletiva.net/site/noticia_detalhe.php?idNoticia=34291

Fotojornalismo em pauta - UFSC

De 17 a 21 de maio de 2010, será realizado, no campus da Universidade Federal de Santa Catarina, o Festival de Fotografia - Floripa na Foto , evento que reunirá em Florianópolis grandes nomes da fotografia brasileira em palestras, oficinas, workshops, exposições e leituras de portfólio.

Como parte da programação do evento o Departamento de Jornalismo da UFSC realizará no dia 20 de maio, das 8h30min às 12h30min, o FÓRUM SUL DE FOTOJORNALISMO – Ensino, Pesquisa e Extensão em Fotografia Jornalística nas Universidades do Sul do Brasil.

O objetivo deste fórum é reunir professores, estudantes e pesquisadores que estejam desenvolvendo projetos de ensino, pesquisa e extensão em fotografia jornalística nas universidades do Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná.
As inscrições podem ser feitas de 25 de fevereiro a 5 de abril de 2010, conforme orientações disponíveis no site www.floripanafoto.com
Para submeter comunicação ao FÓRUM SUL DE FOTOJORNALISMO o proponente deverá enviar o trabalho pronto através do e-mail: forum@floripanafoto.com, de acordo com as regras disponíveis no site do evento. O resultado das inscrições será publicado dia 30 de abril.

Obs: UMA PENA QUE O EVENTO OCORRE NOS MESMOS DIAS DO EXPOCOM/INTERCOM SUL.

Finlândia oferece bolsa para estudantes e jornalistas

Estão abertas as inscrições para estudantes de Jornalismo em final de curso e profissionais recém-graduados, que desejem concorrer a uma bolsa no Foreign Correspondents' Programme, na Finlândia. A atividade possibilita aos participantes se familiarizem com o trabalho de correspondente internacional e aprendam mais sobre o país. Os candidatos devem ter domínio do idioma inglês falado e escrito e idade entre 20 e 25 anos.

Previsto para ocorrer de 1º a 29 de agosto, o programa vai receber participantes convidados de 22 países, incluindo o Brasil. O trabalho vai abranger encontros com profissionais, políticos e outros indivíduos. Além disso, serão realizadas visitas a empresas, locais e instituições culturais. Faz parte do programa, ainda, um fim de semana na casa de uma família finlandesa e visitas a diferentes partes da Finlândia.

A bolsa oferecida cobre os custos da viagem de ida e volta, transporte público em Helsinque, acomodação em quarto individual em dormitório estudantil e o programa organizado pelo Ministério das Relações Exteriores, incluindo refeições, eventos e traslados. Não estão inclusos custos com o seguro de viagem obrigatório ou remuneração diária.

As inscrições para a seleção serão recebidas até o dia 31 de março de 2010 pelo site da embaixada da Finlândia. O nome do candidato selecionado será divulgado após o dia 15 de maio de 2010. Mais informações pelo telefone (61) 3443-7151 ou no e-mail: sanomat.bra@formin.fi.

Fonte: http://www.coletiva.net/site/noticia_detalhe.php?idNoticia=34319

2010 cheio de energia

O ano letivo começou com muita inspiração e transpiração para os professores e acadêmicos de Jornalismo da Unoesc - campus de São Miguel do Oeste. No dia 24 de fevereiro os estudantes foram reunidos no laboratório de TV da universidade para conhecerem as iniciativas e projetos em andamento no primeiro semestre de 2010. As temáticas centrais da noite foram Envolvimento e Visibilidade.
Com a presença massiva dos futuros jornalistas, foram expostos os projetos de revitalização do blog, Cinema Itinerante (numa parceria com o SESC) e a participação em eventos da região com "coberturas jornalísticas paralelas", viagem de estudos ao Intercom/Expocom, entre outros. Em todas as iniciativas, uma importante coincidência - a necessidade da participação acadêmica.
O encontro contou com a presença dos professores Ricardo, Lucirlene, Rafael, Marilene e da coordenadora do curso, Leoní. Em breves palavras, Ricardo ressaltou a importância de se pensar na crise provocada pela não obrigatoriedade do diploma para o exercício da profissão como "momentânea", acreditando ele que o mercado regional exigirá profissionais qualificados por uma graduação para ocuparem as vagas de trabalho que o mercado já oferece.